A operação “Despoluir Belém” prosseguiu, na manhã desta quinta-feira (07). De um total de 48 veículos da empresa fiscalizada hoje, 24 já foram vistoriados. Destes, 12 foram aprovados pelos testes realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
O objetivo da ação é diminuir a poluição atmosférica proveniente da fumaça preta emitida por veículos movidos a diesel. A fiscalização ocorre nas empresas, garagens e/ou final de linha dos veículos de transporte de passageiros, produtos e serviços. O poluente aumenta ou diminui dependendo do combustível utilizado, do tipo de motor, da sua regulagem, do estado de manutenção do veículo e até do modo de dirigir de cada motorista.
De acordo o técnico de fiscalização da Semma, Amaral Junior, a operação “Despoluir Belém” contribuirá para diminuir a poluição do ar. “Com essa fiscalização, veículos que não estão adequados às normas, não irão circular pela cidade. Dessa maneira, diminuirá a poluição atmosférica, ajudando a melhorar a qualidade de vida da população e o meio ambiente”, afirma.
Nessa primeira etapa da fiscalização, caso os veículos sejam reprovados, os técnicos da Semma irão orientar os donos das empresas a realizar a manutenção, tendo um prazo de 25 dias para a adequação, sendo que, nesse período os automóveis ficam proibidos de circular. Caso não seja feito a manutenção, a empresa receberá uma multa de R$ 2.131,59 por veículo reprovado. Já para os veículos que estiverem em boas condições de funcionamento e forem aprovados serão emitidos Certificados de Índice de Fumaça.
Para realizar a fiscalização, os técnicos utilizam o Opacímetro, equipamento que faz a medição da quantidade de material particulado (fumaça preta) emitido por veículos. Uma sonda é colocada na descarga dos veículos, e através da aceleração, os gases emitidos são analisados se estão ou não de acordo com o permitido.
A operação conta com a parceria da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) e do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), para que assim, caso os veículos que foram reprovados estejam em circulação, sejam identificados.
Em um segundo momento a operação “Despoluir Belém” se estenderá para avenidas e ruas de grande fluxo de veículos, visando monitorar os veículos que estão ou não com certificado.
Até o final do ano, a Semma irá fiscalizar os veículos das 32 empresas que possuem cadastro, entre transportes coletivos e serviços. As empresas de transporte coletivo urbano que ainda não tem cadastro na secretaria serão notificadas pela equipe técnica do Departamento de Controle Ambiental (DCA) da Semma, para que iniciem seu processo de certificação ambiental (índice de fumaça). Texto: Ana Paula Azevedo- Ascom Semma
Nenhum comentário:
Postar um comentário