quarta-feira, 20 de julho de 2011

Praias do Amor e do Cruzeiro estão impróprias para banho‏

O teste de balneabilidade das principais praias de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci atestou que, das 14 praias analisadas, a do Cruzeiro em Icoaraci, e do Amor em Outeiro, foram consideradas impróprias para banho. O resultado final dos testes foi divulgado, na manhã desta quarta-feira (20), pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Entre os locais analisados estão as praias da Baía do Sol, Carananduba, Marahú, São Francisco, Ariramba, Murubira, Chapéu Virado, Farol, Praia Grande e Areião, em Mosqueiro; praias do Amor, Praia Grande e Brasília, em Outeiro, e Praia do Cruzeiro, em Icoaraci. A coleta de amostra iniciou no mês maio e seguiu até julho.

O teste de balneabilidade segue os padrões estabelecidos pela Resolução CONAMA Nº 274/2000. Para uma praia ser atestada como imprópria para banho, é preciso que acuse no teste, uma quantidade acima de 2000Coli/100ml de água. No resultado, a praia do Cruzeiro acusou 2.012Coli/100ml e a do Amor 6.131Coli/100ml. Sendo assim, ambas foram consideradas impróprias para banho. Placas de aviso de “imprópria para banho” serão colocadas nos locais para segurança dos veranistas.

Segundo a chefa de Fiscalização e Monitoramento da Semma, Ivanelma Gomes, a mudança nos resultados ocorreu em função do aumento de pessoas freqüentando esses locais no período das férias. “Com as férias aumenta o número de freqüentadores nos balneários, o que acaba acarretando uma contaminação, pois muitas pessoas não têm a preocupação de preservar”, afirma Ivanelma. Ela conta que os banhistas podem ajudar a evitar a contaminação das praias não levando animais, não jogando lixo no chão, ou fazendo necessidades fisiológicas nas praias.  

O teste de balneabilidade das praias é feito a partir da coleta de água a um metro de profundidade, onde normalmente fica a maior concentração de pessoas. Segundo a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), de nº 274/2000, que assegura as condições das praias, o parâmetro indicador básico para a classificação das praias quanto a sua balneabilidade, em termos sanitários, é a densidade de coliformes fecais.

Para obter o resultado final da qualidade da água das praias, é necessário que sejam feitos cinco testes a cada monitoramento, de acordo com a Resolução do Conama. A Resolução estabelece também, que poderão abranger períodos menores de cinco amostras, desde que sejam recolhidas com intervalo mínimo de 24 horas entre uma e outra. As análises feitas pela Semma para definir a balneabilidade das águas, destinadas à recreação humana são: a microbiológica (coliformes fecais e coliformes totais) e físico-química (acidez da água, através do PH).

Texto: Ana Paula Azevedo- Ascom

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Dezesseis veículos são reprovados pela operação “Despoluir Belém”‏


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) divulgou, na manhã desta quinta-feira (14), o resultado parcial da operação “Despoluir Belém”. De um total de 97 veículos fiscalizados, 16 foram reprovados por emitirem gases tóxicos elevados. Os veículos fiscalizados são de três empresas, sendo duas de transporte coletivo e uma de transporte de carga.
A operação “Despoluir Belém” foi realizada nos meses de junho e julho com o objetivo de diminuir a poluição do ar proveniente da fumaça preta emitida por veículos, principalmente para os movidos a diesel. Até o final do ano, a Semma deve realizar a fiscalização nas 32 empresas cadastradas.
De acordo com a chefa de fiscalização e monitoramento da Semma, Ivanelma Gomes, o número de veículos reprovados surpreendeu. “Essa quantidade de 16 veículos reprovados é muito elevada, não esperávamos que tantos veículos estivessem nessas condições”, afirma. Ela completa dizendo que com essas fiscalizações a poluição do ar diminuirá, melhorando a qualidade de vida da população e do meio ambiente.
A fiscalização que ocorre nas empresas, garagens e/ou final de linha dos veículos de transporte de passageiros, produtos e serviços, nesse primeiro momento foi com caráter educativo. Nos casos de veículos reprovados, os donos das empresas foram orientados a realizar a manutenção, tendo um prazo de 25 dias para essa adequação. Nesse período os automóveis ficam proibidos de circular.
Se a adequação for realizada antes desse prazo, pode ser solicitada a Semma uma nova vistoria nos veículos. Caso não seja feito a manutenção, a empresa receberá uma multa de R$ 2.131,59 por veículo reprovado. Já para os veículos em boas condições de funcionamento são emitidos Certificados de Índice de Fumaça.
O grau de poluição de um veículo aumenta ou diminui dependendo do combustível utilizado, do tipo de motor, da sua regulagem, do estado de manutenção do veículo e até do modo de dirigir de cada motorista.
Para realizar a fiscalização, os técnicos utilizam o Opacímetro, equipamento que faz a medição da quantidade de material particulado (fumaça preta) emitido por veículos. Uma sonda é colocada na descarga dos veículos, e através da aceleração, os gases emitidos são analisados se estão ou não de acordo com o permitido.
A operação conta com a parceria da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) e do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), para que em caso de circulação dos veículos reprovados, os mesmos sejam identificados.
As empresas de transporte coletivo urbano que ainda não tem cadastro na secretaria serão notificadas pela equipe técnica do Departamento de Controle Ambiental (DCA) da Semma, para que iniciem seu processo de certificação ambiental (índice de fumaça). 


Texto: Ana Paula Azevedo - Ascom Semma

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Semma divulga resultado parcial da operação “Despoluir Belém”‏


Com o objetivo de diminuir a poluição atmosférica proveniente da fumaça preta emitida por veículos movidos a diesel, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou nos meses de junho e julho a Operação “Despoluir Belém”.  E, nesta quinta-feira (14), às 10h30, em sua sede, a secretaria divulga o resultado parcial da operação.
As informações de quantos veículos foram fiscalizados e, quantos reprovados, será divulgada por Camilla Miranda, secretária municipal de Meio Ambiente, e por Ivanelma Gomes, chefe de fiscalização da Semma.  
 
A operação “Despoluir Belém” fiscaliza em empresas, garagens e/ou final de linha, se os veículos de transporte de passageiros, produtos e serviços, movidos a diesel, do município de Belém, estão poluindo a cidade. Esse poluente aumenta ou diminui dependendo do combustível utilizado, do tipo de motor, da sua regulagem, do estado de manutenção do veículo e até do modo de dirigir.
Nessa primeira etapa da operação, os donos das empresas que tiveram seus veículos reprovados, foram orientados a realizar a manutenção. Ele têm o prazo de 25 dias para a adequação. Nesse período os automóveis ficam proibidos de circular. Caso não seja feito a manutenção, a empresa receberá uma multa de R$ 2.131,59 por veículo reprovado. Já para os veículos considerados em boas condições de funcionamento serão emitidos Certificados de Índice de Fumaça.
Para realizar a fiscalização, os técnicos utilizam o Opacímetro, equipamento que faz a medição da quantidade de material particulado (fumaça preta) emitido por veículos. Uma sonda é colocada na descarga dos veículos, e através da aceleração, os gases emitidos são analisados se estão ou não de acordo com o permitido.
Até o final do ano, a Semma fiscalizará os veículos das 32 empresas que possuem cadastro, entre transportes coletivos e serviços. As empresas de transporte coletivo urbano que ainda não tem cadastro na secretaria serão notificadas pela equipe técnica do Departamento de Controle Ambiental (DCA) da Semma, para que iniciem seu processo de certificação ambiental (índice de fumaça). 

terça-feira, 12 de julho de 2011

Férias é sinônimo de aprendizagem no Bosque Rodrigues Alves‏


Quem pensa que férias é apenas praia, passeios, viagens e muito descanso, está enganado. Férias também é sinônimo de aprendizagem. E pensando assim, que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) iniciou, na manhã desta terça-feira (12), as atividades da segunda turma da Colônia de Férias do Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves.

A programação tem como objetivo proporcionar às crianças, além do lazer, aprendizado sobre o meio ambiente e preservação, bem como conhecer o espaço do Bosque, seu histórico, sua fauna e sua flora. As atividades dessa segunda turma encerram na próxima sexta-feira (15).

Nesta manhã, 50 crianças com faixa etária entre seis e doze anos, participaram da trilha monitorada onde conheceram os monumentos históricos, presenciaram a apresentação cênica da Galera Jogo Limpo, grupo de arte-educadores da Semma sobre lendas amazônicas. A programação também incluiu expressão corporal e brincadeiras de corda, elástico, entre outras.

De acordo com a coordenadora da colônia de férias, Ingride Dias, é muito importante esse contato das crianças com o meio ambiente. “Nós temos um objetivo muito maior do que simplesmente mostrar o Bosque para as crianças. Nós queremos formar consciência de preservação do espaço e do meio ambiente através de explicações, atividades e brincadeiras, e que eles levem o que aprenderam aqui para suas casas, escolas”, explica.

Para a pequena Amanda Alves, de nove anos, as atividades estão sendo muito legais. “Eu estou adorando participar da colônia de férias. Eu adoro visitar o Bosque, ainda mais quando tem alguém que vai nos explicando tudo que tem aqui”, afirma Amanda.  

Para a realização das gincanas ambientais, os participantes foram divididos em equipes de cores distintas, representando os nomes dos animais e plantas do Bosque: Guará, Macaco de Cheiro, Peixe-Boi, Samaumeira e Arara Azul.

No final das atividades os ganhadores receberão troféus e brindes, confeccionados com materiais reaproveitados. Todas as crianças inscritas na colônia de férias recebem camisas e lanches. Ao todo, foram oferecidas 150 vagas para a colônia de férias do Bosque. As atividades da terceira turma acontecem de 19 a 22 de julho.

Nesta quarta-feira (13), as crianças participarão das atividades da trilha da fauna, acompanhados por biólogos e veterinários do Bosque, quando poderão conhecer a alimentação dos animais, como vivem e pegar nos filhotes. Por fim, assistirão a filmes de lendas amazônicas no Cinne Bosque.

Texto: Ana Paula Azevedo - Ascom Semma

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Segunda turma da colônia de férias do Bosque inicia nesta terça

Proporcionar às crianças mais informações sobre o meio ambiente, sua preservação, assim como, conhecer a história, fauna e flora do Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves. Estes são alguns objetivos da programação da Colônia de Férias, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que iniciará as atividades da segunda turma, nesta terça-feira (13), a partir das 08 horas.
Na segunda turma da colônia de férias, 50 crianças de seis a doze anos irão participar das seguintes atividades programadas: contação de histórias, filmes de lendas amazônicas no Cinne Bosque, trilhas monitoradas, plantio de arbóreas e plantas ornamentais, passeio de canoa, brincadeiras como o cabo de guerra, elástico, jogo de peteca, toca do coelho, entre outras. As atividades da segunda turma encerram na próxima sexta-feira (15).
Os participantes serão divididos em equipes de cores distintas, representando os nomes dos animais e plantas do Bosque (Guará, Macaco de Cheiro, Peixe-Boi, Samaumeira, Arara Azul), para que sejam realizadas as gincanas ambientais.
No final das atividades os ganhadores receberão troféus e brindes, confeccionados com materiais reaproveitados. Todas as crianças inscritas na colônia de férias ganharão camisas e lanches. Ao todo foram oferecidas 150 vagas para a colônia de férias do Bosque. As atividades da terceira turma acontecem de 19 a 22 de julho. 
 
Texto: Ana Paula Azevedo - Ascom Semma

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Programação da Semma para este fim de semana no Bosque Rodrigues Alves‏

O mês de julho chegou e com ele as férias escolares. Uma boa oportunidade para viajar, conhecer novos lugares, aproveitar a família. Mas e quem não pode aproveitar esse momento para viajar? Qual a dica para se divertir em Belém? A Secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma), sugere a colônia de férias do Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves. 

Neste sábado (09), a programação inicia às 9 horas com a trilha ecológica “Conhecendo o Bosque”, onde os visitantes serão acompanhados pelo guia, que mostrará diversos pontos do Jardim Zoobotânico, contanto a história de cada um, além de mostrar a diversidade da fauna e flora do local. 

Às 10 horas, o público infanto juvenil poderá aprender a criar vasos em cerâmica numa mini oficina que será ministrada na Brinquedoteca pelo mestre Rosemiro Pereira. Já as 10h30, a oficina será com a utilização de garrafas pet, na Extensão Cultural, onde os participantes irão aprender com a artesã Ruth Vaz a construção de brinquedos. 

No domingo (10), a programação é ainda mais diversificada. Às 9 horas, os visitantes serão recebidos pelo ator Leoci Medeiros, caracterizado de Antônio Lemos, que realizará uma caminha mostrando detalhes sobre a fauna, flora e monumentos do bosque.  Ele vai expor ainda a importância da preservação do ambiente e orientando o público para não alimentar os animais e não jogar lixo no chão, nas trilhas e nos lagos. Em seguida, às 9h30 as crianças e jovens presentes poderão participar da contação de histórias “Como nasceram as estrelas”, na Brinquedoteca.

Dando continuidade a programação, as mini-oficinas não poderiam ficar de fora. Às 10 horas, na Brinquedoteca, os visitantes terão a oportunidade de aprender a criar vasos em cerâmica. Já às 11 horas, na Extensão Cultural, é a vez de aprender a criar arranjos florais, com material reciclado. 

Com temas voltados para despertar a atenção das crianças à cultura paraense, o Cine Bosque iniciará a Série Catalendas, às 10h30, com a apresentação do episódio “A Grande Cachoeira”; às 10h45 é a vez da apresentação “A Criação do Fogo” e, para finalizar, às 11 horas, “O Bicho do Folharal” será exibido. As apresentações acontecem no Auditório do Bosque, sempre com censura livre.

SERVIÇO:
O Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves funciona de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas. A entrada custa R$ 2,00 e R$ 1,00 meia entrada.

 

Texto: Ana Paula Azevedo- Ascom Semma

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Poluição do ar é alvo de operação em Belém‏


A operação “Despoluir Belém” prosseguiu, na manhã desta quinta-feira (07). De um total de 48 veículos da empresa fiscalizada hoje, 24 já foram vistoriados. Destes, 12 foram aprovados pelos testes realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
O objetivo da ação é diminuir a poluição atmosférica proveniente da fumaça preta emitida por veículos movidos a diesel. A fiscalização ocorre nas empresas, garagens e/ou final de linha dos veículos de transporte de passageiros, produtos e serviços. O poluente aumenta ou diminui dependendo do combustível utilizado, do tipo de motor, da sua regulagem, do estado de manutenção do veículo e até do modo de dirigir de cada motorista.
De acordo o técnico de fiscalização da Semma, Amaral Junior, a operação “Despoluir Belém” contribuirá para diminuir a poluição do ar. “Com essa fiscalização, veículos que não estão adequados às normas, não irão circular pela cidade. Dessa maneira, diminuirá a poluição atmosférica, ajudando a melhorar a qualidade de vida da população e o meio ambiente”, afirma.
Nessa primeira etapa da fiscalização, caso os veículos sejam reprovados, os técnicos da Semma irão orientar os donos das empresas a realizar a manutenção, tendo um prazo de 25 dias para a adequação, sendo que, nesse período os automóveis ficam proibidos de circular. Caso não seja feito a manutenção, a empresa receberá uma multa de R$ 2.131,59 por veículo reprovado. Já para os veículos que estiverem em boas condições de funcionamento e forem aprovados serão emitidos Certificados de Índice de Fumaça.
Para realizar a fiscalização, os técnicos utilizam o Opacímetro, equipamento que faz a medição da quantidade de material particulado (fumaça preta) emitido por veículos. Uma sonda é colocada na descarga dos veículos, e através da aceleração, os gases emitidos são analisados se estão ou não de acordo com o permitido.
A operação conta com a parceria da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) e do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), para que assim, caso os veículos que foram reprovados estejam em circulação, sejam identificados.
Em um segundo momento a operação “Despoluir Belém” se estenderá para avenidas e ruas de grande fluxo de veículos, visando monitorar os veículos que estão ou não com certificado.
Até o final do ano, a Semma irá fiscalizar os veículos das 32 empresas que possuem cadastro, entre transportes coletivos e serviços. As empresas de transporte coletivo urbano que ainda não tem cadastro na secretaria serão notificadas pela equipe técnica do Departamento de Controle Ambiental (DCA) da Semma, para que iniciem seu processo de certificação ambiental (índice de fumaça).  
Texto: Ana Paula Azevedo- Ascom Semma

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Praia do Cruzeiro é considerada imprópria para banho‏

O resultado parcial do quarto teste de balneabilidade nos balneários de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci mostrou que das 14 praias analisadas, somente a Praia do Cruzeiro, no Distrito de Icoaraci, foi considerada imprópria para banho. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) divulgou o resultado dos testes nesta quarta-feira (06). 

De acordo com os padrões estabecelidos pela Resolução CONAMA Nº 274/2000, para que uma praia seja atestada como imprópria para banho, é preciso que acuse no teste, uma quantidade acima de 2000Coli/100ml de água. No resultado, a praia do Cruzeiro acusou 3078Coli/100ml. Assim, foi considerada imprópria para banho. Até sexta-feira (08), a placa com o aviso de “imprópria para banho” deve ser colocada no local.

Entre as praias que foram analisadas estão a Baía do Sol, Paraíso, Marahú, São Francisco, Ariramba, Murubira, Chapéu Virado, Farol, Praia Grande e Areião, em Mosqueiro; Praias do Amor, Grande e Brasília, em Outeiro, e Praia do Cruzeiro, em Icoaraci.

De acordo com a chefe de Fiscalização e Monitoramento da Semma, Ivanelma Gomes, a mudança no resultado se deu devido o aumento de freqüentadores no local. “Nos primeiros resultados a praia do Cruzeiro foi considerada própria. Porém, com a chegada das férias, o número de freqüentadores aumentou e com isso a contaminação”, destaca Ivanelma. 

Um novo teste de balneabilidade será realizado na próxima semana, para que assim, a população esteja sempre informada da real situação de cada praia, podendo aproveitar o verão com segurança. Os banhistas podem ajudar a evitar a contaminação das praias não jogando lixo no chão, não levando animais ou fazendo necessidades fisiológicas nas praias.   

O teste de balneabilidade das praias é feito a partir da coleta de água a um metro de profundidade, onde normalmente fica a maior concentração de banhistas. Segundo a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), de nº 274/2000, que assegura as condições de balneabilidade,o parâmetro indicador básico para a classificação das praias quanto a sua balneabilidade, em termos sanitários, é a densidade de coliformes fecais.

Para obter o resultado final da qualidade da água das praias, é necessário que sejam feitos cinco testes a cada monitoramento, de acordo com a Resolução do Conama. A Resolução estabelece, também, que poderão abranger períodos menores de cinco amostras, desde que sejam recolhidas com intervalo mínimo de 24 horas entre uma e outra. As análises feitas pela Semma para definir a balneabilidade das águas, destinadas à recreação humana são: a microbiológica (coliformes fecais e coliformes totais) e físico-qúimica (acidez da água, através do PH).

Texto: Ana Paula Azevedo – Ascom Semma

terça-feira, 5 de julho de 2011

Operação visa diminuir a poluição em Belém

Com o objetivo de diminuir a poluição atmosférica, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realiza a operação “Despoluir Belém”. Nesta quinta-feira (07), a Semma dará continuidade às atividades de fiscalização nas empresas, garagens e/ou final de linha em veículos de transporte de passageiros, produtos e serviços movidos a diesel, do município de Belém.

A operação “Despoluir Belém” pretende controlar a poluição do ar proveniente da fumaça preta emitida por esses veículos movidos a diesel.  Esse poluente aumenta ou diminui dependendo do combustível utilizado, do tipo de motor, da sua regulagem, do estado de manutenção do veículo e até do modo de dirigir.

Para isso, os técnicos utilizam o Opacímetro, equipamento que faz a medição da quantidade de material particulado (fumaça preta) emitido por veículos.

Os veículos reprovados são multados e os donos das empresas são orientados a fazer a manutenção nos transportes em um prazo de 20 dias. Nesse período ficam proibidos de circular. A multa é de R$ 2.131,59 por veículo reprovado. Já para os veículos que estiverem em boas condições de funcionamento e forem aprovados serão emitidos Certificados de Índice de Fumaça.

Em um segundo momento a operação “Despoluir Belém” se estenderá para avenidas e ruas de grande fluxo de veículos, visando monitorar os veículos que estão ou não com certificado.

A Semma possui em seu cadastro ambiental 32 empresas, entre transportes coletivos e serviços, sendo que todas as empresas passarão por vistorias. As empresas de transporte coletivo urbano que ainda não tem cadastro na secretaria serão notificadas pela equipe técnica do Departamento de Controle Ambiental (DCA) da Semma, para que iniciem seu processo de certificação ambiental (índice de fumaça).  

Texto: Ana Paula Azevedo- Ascom Semma

Colônia de férias da Semma inicia suas atividades



A primeira turma da colônia de férias da Secretaria Municipal de Meio Ambiente(Semma), composta por 50 crianças entre seis e 12 anos, tiveram seu primeiro dia de atividades na manhã desta terça-feira(5), no Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves. Elas participaram de trilhas cênicas e monitoradas, onde aprenderam sobre as lendas e o histórico do Bosque. Os pequenos tiveram também a oportunidade de contar as histórias que já conheciam. Os Palhaços da Natureza, grupo de arte-educadores do Projeto Galera Jogo Limpo da Semma, também fizeram uma apresentação teatral falando sobre poluição sonora.   
O objetivo da colônia é proporcionar às crianças mais informações sobre o meio ambiente, sua preservação, assim como, conhecer o espaço do Bosque, seu histórico, sua fauna e flora.
De acordo com a Coordenadora de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário da Semma (CEADC), Acácia Rodrigues,  a colônia de férias é uma oportunidade das crianças têm de se divertir e aprender sobre o meio ambiente. “É muito importante mostrar para as crianças a importância de preservar a natureza. E isso fica mais claro para eles quando as atividades acontecem num espaço como o do Bosque, onde eles podem ver de perto a fauna e flora existentes. Dessa maneira, eles acabam se sentindo também responsáveis por essa preservação”, afirma Acácia.
Os participantes foram divididos em equipes de cores distintas, representando os nomes dos animais do Bosque (Guará, Macaco de Cheiro, Peixe-Boi, Samaumeira, Arara Azul), para em seguida promoverem as gincanas ambientais. As atividades encerram na próxima sexta-feira (08), com os ganhadores recebendo troféus e brindes, todos confeccionados com materiais reaproveitados. Todas as crianças inscritas na colônia de férias receberam camisas e lanches.
Para o pequeno Jefferson da Costa, de nove anos, a colônia de férias é bem mais que uma diversão. “Eu estou adorando participar das atividades, pois aqui estou vendo que não devemos maltratar os animais, nem a natureza. E quando eu chegar em casa vou contar tudo que aprendi para meus pais e meus amigos”, diz Jefferson, que completa afirmando que “se não estivesse no Bosque, estaria brincando na rua”. Nesta quarta-feira(06), os participantes irão participar da trilha da flora, conhecer o jardim sensorial, além de desenvolver atividades lúdicas.  O Cinne Bosque, com a apresentação de lendas Amazônicas, também faz parte da programação.
A colônia de férias da Semma ofereceu 150 vagas, dividas em três turmas. As atividades do segundo período acontecem de 12 a 15 de julho e do terceiro período de 19 a 22. Todas as atividades serão realizadas de 08 às 12 horas.
Texto: Ana Paula Azevedo- Ascom Semma

Colônia de férias reúne 150 crianças no Bosque Rodrigues Alves

O mês de julho chegou e com ele as férias escolares. Muitas pessoas aproveitam a oportunidade para viajar nessa época do ano. Porém, há aqueles que buscam outras alternativas aos tradicionais balneários. Uma boa pedida para crianças e pré-adolescentes que ficarão em Belém nesse período é a Colônia de Férias do Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves. 

A programação, que é uma realização da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), inicia com sua primeira turma nesta terça-feira (05), a partir das 08 horas.
Foram oferecidas três turmas com 50 participantes cada, o que totaliza 150 vagas para crianças de seis a doze anos. As atividades do primeiro período da colônia de férias seguem até o dia 8 de julho, as do segundo período de 12 a 15 e do terceiro período de 19 a 22. Todas as atividades serão realizadas de 08 às 12 horas.

Entre as atividades que serão oferecidas estão brincadeiras recreativas de cunho ambiental, contação de histórias,  Cinne Bosque com a apresentação de filmes de lendas amazônicas, trilhas pelo Bosque, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer a sua história, fauna e flora, plantio de arbóreas e plantas ornamentais, passeio de canoa, brincadeiras como o cabo de guerra, elástico, jogo de peteca, toca do coelho, entre outras.

Os participantes serão recebidos e acompanhados durante todas as atividades pelos Palhaços da Natureza- grupo de arte-educadores da Semma, e em seguida, divididas em equipes de cores distintas, representando os nomes dos animais do Bosque (Guará, Macaco de Cheiro, Peixe-Boi, Samaumeira, Arara Azul), para que assim, possam ser realizadas as gincanas ambientais. Os ganhadores irão receber troféus e brindes, todos confeccionados com matérias reaproveitáveis. Todas as crianças inscritas na colônia de férias receberão blusas e lanches.

Texto: Ana Paula Azevedo - Ascom Semma

sábado, 2 de julho de 2011

Fiscalização coíbe poluição sonora na capital e balneários‏

Fiscalização coíbe poluição sonora na capital e balneários

Coibir a poluição sonora em estabelecimentos da capital e dos balneários durante as férias de julho. Foi com esse objetivo que teve início as ações de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), na noite desta sexta-feira (01), na Ilha de Outeiro.

A operação que segue até o dia 31 de julho em Belém, Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, fiscaliza estabelecimentos que já foram ou não denunciados na secretaria por excesso do volume de som, além de verificar se os mesmos têm o licenciamento dessas atividades junto a Semma.

No primeiro dia de fiscalização foram realizadas vistorias em estabelecimentos que já haviam sido denunciados na Semma. A ação continuou na ilha, notificando três bares que não possuíam licenciamento junto ao órgão municipal. Já os que estavam com o limite sonoro acima do permitido por lei, foram orientados e notificados. Todos esses estabelecimentos estão passivos de multa de acordo com a lei de crimes ambientais nº 9.605/98.

Na ação, os fiscais usaram o decibelímetro, equipamento que mede o nível de ruídos, para verificar se o volume do som está dentro do permitido.  O volume permitido é de 70 decibéis durante o dia e 60 decibéis durante a noite, de acordo com a lei municipal nº 7.990 de 2000.

A Operação Verão 2011 conta com a parceria da Secretaria Municipal de Economia (Secon), Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), Guarda Municipal de Belém (GMB), Agencias do Distrito de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, Conselho Tutelar e Polícia Militar.

Texto: Ana Paula Azevedo - Ascom Semma

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Semma intensifica fiscalização para coibir poluição sonora em julho‏

Com a chegada das férias escolares, a quantidade de denúncias aumenta em relação ao volume de sons nos balneários e nas ruas de Belém. Para combater esse tipo de ocorrência, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio do Departamento de Controle Ambiental – DCA, inicia nesta sexta-feira (1º) a “Operação Verão 2011”.
A ação tem como objetivo intensificar o combate a prática de poluição sonora nos estabelecimentos que já foram, ou não, denunciados na secretaria, assim como fiscalizar o licenciamento dessas atividades junto a Semma. A operação segue até o dia 31 de julho em Belém, Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci.   
Caso os estabelecimentos estejam fora do padrão, seja pelo volume de som acima do permitido ou por não ter a licença ambiental de operação, o proprietário será notificado e deverá prestar esclarecimentos na secretaria, sendo passivo de multa de acordo com a lei de crimes ambientais nº 9.605/98.
Na ação, os fiscais usarão o decibelímetro, equipamento utilizado para medir o nível de ruídos, para verificar se o volume do som está dentro do permitido. Vale lembrar que o volume permitido é de 70 decibéis durante o dia e 60 decibéis durante a noite, de acordo com a lei municipal nº 7.990 de 2000.
A “Operação Verão 2011” será feita em parceria com a Secretaria Municipal de Economia (Secon), Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), Guarda Municipal de Belém (GMB), Agencias do Distrito de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, Conselho Tutelar e Polícia Militar.
Texto: Ana Paula Azevedo- Ascom Semma