quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves festeja 128 anos‏

Nesta quinta-feira (25), o Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves completa 128 anos. Para comemorar a data junto com a população, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) preparou uma programação especial com direito a apresentação teatral, exposição de fotos, plantio de mudas, lançamentos de projetos, entre outros.

Situado na Avenida Almirante Barroso, o Bosque é um dos principais cartões-postais da Cidade das Mangueiras, com uma área total de 15 hectares de floresta nativa preservada, rica em espécies da fauna e flora amazônicas. Dessa área, cerca de 80% são compostos de área verde e 20% de edificações e vias de passeio, abrigando mais de 80 mil espécies de flora e fauna. A composição vegetal do parque reúne 90% de espécies da flora nativa e 6% de plantas exóticas, provenientes de outras localidades do Brasil, a maioria de mata virgem.

O Bosque Rodrigues Alves reserva espaço também para a fauna livre, ou seja, animais que interagem com os visitantes, além dos que vivem em cativeiro e semi-cativeiro. Entre as espécies que se podem encontrar livres pelo parque estão macacos-de-cheiro, cutia, marrecas, guarás, garças branca, araras, preguiças, entre outros.

O espaço recebe, em média, 20 mil visitantes por mês, sendo a maioria, crianças e estudantes. Atualmente é considerado um dos mais importantes jardins zoobotânicos do país e é reconhecido mundialmente por conservar e preservar suas espécies. Além de servir de fonte de consulta para pesquisa, o Bosque desenvolve trabalhos de Educação Ambiental e representa uma excelente opção de lazer, oferecendo aos visitantes momentos prazerosos, em contato direto com a natureza.

Entre os espaços mais apreciados no Bosque estão: o Jardim Sensorial, onde são encontradas mais de 50 espécies de plantas medicinais e aromáticas nativas identificadas em braile (atendendo ao público portador de necessidades físicas e visuais), o Chalé de Ferro, Orquidário, grutas, cascatas, o aquário (que serve de viveiro para várias espécies de peixes); e um lago onde se pode passear de canoa.

Título - Em 2002, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) concedeu ao Bosque o título de Jardim Botânico da Amazônia, com base na resolução nº 266 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Com a certificação, o Bosque Rodrigues Alves, passou a fazer parte dos jardins brasileiros que integram a Botanic Gardens Conservation International (BGCI). Em 2008, recebeu a denominação de Zoobotânico. Dentre as exigências para alcançar esse status, o Bosque passou por adequações nos recintos de acordo com a densidade populacional que abriga, e quesitos como a segurança dos animais e do público e os cuidados nutricionais com os espécimes da fauna que abriga.

 
Programação:

08 horas: 
- Na entrada principal chegada do prefeito, secretária e demais autoridades.
- Chegada das escolas convidadas
- Trilha monitorada saindo da entrada principal do Bosque, seguindo para a Ruína dos Castelos, onde haverá uma apresentação teatral com a Galera Jogo Limpo. Seguindo com plantio de mudas.
A partir das 8 horas: Exposição de fotos antigas e atuais do Bosque Rodrigues Alves. 
De 08 às 12 horas: Contação de histórias, pintura facial, conversa com as crianças sobre a alimentação e filhotes de animais. Local: Brinquedoteca.
De 09 às 12 horas: Apresentação de filmes da Coleção Catalendas. Local: Extensão Cultural.

Serviço - O Jardim Botânico da Amazônia Bosque Rodrigues Alves está localizado na Avenida Almirante Barroso, 2453 - Bairro do marco. Horário de visitação: de terça a domingo, das 8h às 17h. 


Ana Paula Azevedo- Ascom Semma

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Operação “Belém mais Limpa” retira propagandas irregulares da Pedreira‏

Os trabalhos de combate à poluição visual continuam na capital paraense. Esse é o objetivo da Operação “Belém Mais Limpa” que realizou sua segunda etapa na manhã desta sexta-feira (19), na Avenida Pedro Miranda. Cerca de 20 técnicos retiraram e recolheram cartazes, faixas, placas, banners, entre outras propagandas irregulares.  A medida segue a Lei Municipal nº 8106/01 que determina o ordenamento da veiculação de propaganda ao ar livre no município de Belém, visando à melhoria da qualidade de vida da população.

A Operação “Belém Mais Limpa” é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Secretaria de Economia (Secon),Coordenação Especial de Ordem Pública e Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil.

A primeira etapa da operação aconteceu na última sexta-feira (12), onde os fiscais retiraram as propagandas irregulares e notificaram os estabelecimentos. O material irregular foi devolvido aos donos dos estabelecimentos, que também foram orientados como regularizar as propagandas. Na segunda etapa, as propagandas irregulares foram apreendidas e os estabelecimentos serão multados,  conforme prevê a lei municipal.

De acordo com assessora técnica da Semma, Camila Mello, a operação teve primeiro caráter educativo. “Semana passada nós viemos aqui, retiramos e devolvemos todo o material que estava irregular. Porém, muitos estabelecimentos voltaram a colocar as propagandas. Portanto, hoje estamos recolhendo e esses estabelecimentos serão multados”, explica Camila.

As propagandas irregulares além de deixarem a cidade com um aspecto de suja, atrapalham em muitas ocasiões aos pedestres. “Eu moro aqui na Pedro Miranda e é horrível andar pelas calçadas, pois temos que desviar dessas propagandas. E muitas vezes, não da nem para passar na calçada, então temos que ir pra rua, arriscando de um carro nos bater”, afirma a dona de casa, Fátima Silva.   

Texto: Ana Paula Azevedo - Ascom Semma

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Operação Maria Fumaça combate poluição provocada por ônibus


Para combater a poluição atmosférica provocada pela emissão de gases poluentes, como o dióxido e monóxido de carbono emitidos pela frota de coletivos da região metropolitana de Belém, a “Operação Maria Fumaça” vistoriou cinco ônibus, na manhã desta terça-feira (09), na Rodovia Augusto Montenegro. Desses, apenas um foi notificado por apresentar alteração no motor.
Resultado de uma parceria entre a a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e a Delegacia de Meio Ambiente (Dema), a “Operação Maria Fumaça” conta ainda com o apoio da Companhia de Transportes de Belém (CTBel) e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
De acordo com a chefa de fiscalização da Semma, Ivanelma Gomes, a operação de hoje teve também caráter educativo. “Nós não estamos aqui simplesmente para multar. Queremos que todos tenham consciência do mal que faz a emissão elevada desses gases poluentes”, afirma Ivanelma.
Para fiscalizar os transportes coletivos, os técnicos utilizam o Opacímetro, equipamento que faz a medição da quantidade de material particulado (fumaça preta) emitida pelos veículos. Uma sonda é colocada na descarga dos veículos, e através da aceleração, os gases emitidos são analisados se estão ou não de acordo com o permitido. A Semma utiliza a NBR 1303703/2001, como parâmetro para medir a opacidade máxima de veículos movidos a diesel. A emissão de fumaça acima do padrão é crime ambiental previsto pela lei federal 9.605.
De acordo com a delegada da Dema e coordenadora da operação, Michelle Dantas, o número de veículos poluentes ainda é alto. “Mesmo com todo o trabalho de educação e fiscalização, ainda percebemos um índice alto de veículos que poluem a cidade”, destaca Michelle, que completa afirmando que a Operação Maria Fumaça, que acontece desde 2005, continuará sendo realizada em outros pontos da capital paraense.
Uma ação parecida, denominada de “Operação Despoluir Belém”, é feita pela Semma em empresas, garagens e/ou final de linha. São vistoriados os veículos de transporte de passageiros, produtos e serviços, movidos a diesel, do município de Belém, que estão poluindo a cidade. Desde junho, a secretaria realizou a vistoria em quatro empresas, sendo que 105 ônibus foram vistoriados, e destes, 18 reprovados. Os donos das empresas foram notificados e tem um prazo de 25 dias para as adequações.
O grau de poluição desses veículos aumenta ou diminui dependendo do combustível utilizado, do tipo de motor, da sua regulagem, do estado de manutenção do veículo e até do modo de dirigir. Caso não seja feita a manutenção, a empresa receberá uma multa de R$ 2.131,59 por veículo reprovado. Já para os veículos considerados em boas condições de funcionamento foram emitidos Certificados de Índice de Fumaça.
Até o final do ano, a Semma fiscalizará os veículos das 32 empresas que possuem cadastro, entre transportes coletivos e serviços.  
Texto: Ana Paula Azevedo - Ascom Semma

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Bosque Rodrigues Alves tem programação especial neste domingo


O mês de julho terminou e com ele as férias escolares. Chegou a hora de voltar para a escola, ao trabalho e atividades do dia-a-dia. As opções de diversão, porém, não acabaram. Foi pensando em proporcionar momentos de descontração com a família, que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizará, neste domingo (07), às 09 horas da manhã, uma programação especial no Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves.

A programação oferece para crianças e adultos, momentos de diversão, aprendizado, além oportunizar a convivência entre os famíliares, que muitas vezes acabam se afastando pela correria do dia-a-dia.
            
Na entrada principal do Bosque, os visitantes serão recebidos pelo ator Leoci Lemos, caracterizado de Antônio Lemos. Em uma caminhada, ele levará o público às programações e mostrará a importância do espaço e de sua preservação. O ator vai falar ainda da fauna e flora, apresentar os monumentos e orientar os visitantes para não alimentar os animais, não jogar lixo no chão, nas trilhas e nos lagos.  
           
Já às 09h30, o público infanto juvenil poderá ouvir a contação de história da “Bruxa Onilda visita o Bosque”, narrada pelas facilitadoras Luciana e Juliana Porto, na Brinquedodeca.

Uma ação complementar do projeto “Conversas de Jardim”, que visa formar agentes multiplicadores sensíveis à natureza, além de, conscientizar o público visitante sobre a importância da conservação da biodiversidade do Bosque, acontecerá também neste domingo. A atividade consiste no plantio de oito arbóreas, em local pré definido pelo setor de Flora, com a participação de visitantes sob a orientação dos técnicos do Bosque. Tendo como tema “Plantando uma ideia: Árvores da Amazônia”, a ação acontecerá às 10 horas, com concentração no Espaço Multiuso da Brinquedoteca.

Dando continuidade à programação, as apresentações do Cine Bosque iniciam às 10h30, com a apresentação do episódio “O Curupira”; às 10h45 é a vez do episódio “A Matinta Pereira” e, para finalizar o público curte “O Boto”, às 11 horas. As apresentações acontecem no Auditório do Bosque, com censura livre.
               
Serviço:
O Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves funciona de terça-feira a domingo, das 08 às 17 horas. A entrada custa R$ 2,00 e R$ 1,00 meia entrada.

Texto: Ana Paula Azevedo- Ascom Semma