segunda-feira, 27 de junho de 2011

Semma abre inscrições para Colônia de Férias do Bosque

Brincadeiras recreativas de cunho ambiental, contação de histórias, sessão de filmes e outras atividades serão realizadas na Colônia de Férias do Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves. A ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) é uma boa alternativa para crianças e pré-adolescentes que ficarão em Belém nas férias escolares do mês de julho.     

As inscrições iniciam nesta terça-feira (28) e seguem até a próxima sexta-feira (01). Serão oferecidas três turmas com 50 participantes cada, o que totaliza 150 vagas para crianças de seis a doze anos. As atividades do primeiro período da colônia de férias acontecerão de 05 a 8 de julho, as do segundo período de 12 a 15 e do terceiro período de 19 a 22. Todas as atividades serão realizadas de 08 às 12 horas.

Os participantes serão recebidos e acompanhados durante todas as atividades pelos Palhaços da Natureza- grupo de arte-educadores da Semma. As crianças serão divididas em equipes de cores distintas, representando os nomes dos animais do Bosque (Guará, Macaco de Cheiro, Peixe-Boi, Samaumeira, Arara Azul), para que assim, possam ser realizadas as gincanas ambientais. Os ganhadores irão receber troféus e brindes, todos confeccionados com matérias reaproveitáveis.

Entre as atividades oferecidas na colônia estão as trilhas pelo Bosque, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer a sua história, fauna e flora. Plantio de arbóreas e plantas ornamentais, Cinne Bosque com apresentação de lendas amazônicas, passeio de canoa, brincadeiras como o cabo de guerra, elástico, jogo de peteca, toca do coelho, também são algumas das atividades que farão parte da programação. Todas as crianças inscritas na colônia de férias receberão blusas e lanches.

Serviço – As inscrições para a Colônia de Férias podem ser feitas no Bosque Rodrigues Alves, no Chalé de Ferro. De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e de 14h às 16h.  Para realizar a inscrição é necessário:- RG do responsável: cópia e original- RG ou Certidão de Nascimento da criança: cópia e original- Comprovante de Residência: cópia e original

Texto: Ana Paula Azevedo - Ascom Semma

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Balneabilidade: Semma libera praias de Outeiro, Icoaraci e Mosqueiro‏

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) divulgou, nesta quarta-feira (22), o resultado parcial dos testes de balneabilidade das principais praias de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci. De acordo com o resultado, todas as praias analizadas estão próprias para serem utilizadas pela população.

Este ano, a Semma já realizou três analises nas praias da Baia do Sol, Carananduba, Marahú, São Francisco, Ariramba, Murubira, Chapéu Virado, Farol, Praia Grande e Areião, em Mosqueiro; Praias do Amor, Praia Grande e Brasília, em Outeiro, e Praia do Cruzeiro, em Icoaraci.

De acordo com a Chefa de Fiscalização da Semma, Ivanelma Gomes, os testes de balneabilidade vão continuar sendo realizados. “A Semma vai continuar monitorando a qualidade das águas dessas praias, para que  a população esteja sempre informada da real situação de cada uma e possa aproveitar o verão com segurança”, afirma. Vale lembrar que a população pode ajudar a evitar a contaminação das praias não jogando lixo no chão, não levando animais ou fazendo necessidades fisiológicas nas praias.  

O teste de balneabilidade das praias é feito a partir da coleta de água a um metro de profundidade, onde normalmente fica a maior concentração de banhistas. Segundo a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), de nº 274/2000, que assegura as condições de balneabilidade,o parâmetro indicador básico para a classificação das praias quanto a sua balneabilidade, em termos sanitários, é a densidade de coliformes fecais. O local é considerado impróprio para banho quando 80% dos últimos cinco resultados estiverem acima de 800 Escherichia Coli por 100 mililitros.

Para obter o resultado final da qualidade da água das praias, é necessário que sejam feitos seis testes ao longo do ano, de acordo com a Resolução do Conama.  A Resolução estabelece, também, que poderão abranger períodos menores de cinco amostras, desde que sejam recolhidas com intervalo mínimo de 24 horas entre uma e outra.

As análises feitas pela Semma para definir a balneabilidade das águas, destinadas à recreação humana são: a microbiológica (coliformes fecais e coliformes totais) e físico-qúimica (acidez da água, através do PH).

Texto: Ana Paula Azevedo – Ascom Semma

Bosque Rodrigues Alves terá programação junina no feriado de Corpus Chisti‏

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), programou para o feriado de Corpus Cristi, nesta quinta-feira, uma festa junina especial no  Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves, a partir de 9 horas. Entre as atrações estão banho de cheiro, quadrilhas e apresentações culturais.

Os visitantes poderão receber o banho “milagroso” na entrada principal do Bosque e pela entrada da Travessa Perebebuí. Na Ruína do Castelo, o Grupo de Teatro “Fantoche para a Vida”, do bairro da Terra Firme, vai realizar uma apresentação com fantoches mostrando para o público presente a importância da preservação do meio ambiente.

Dando continuidade à programação, às 9h30, o Grupo de Capoeira do Icuí fará uma apresentação especial na Fonte dos Intendentes. E para esquentar a manhã as quadrilhas do Curuçambá e do Curió, irão se apresentar às 10 horas, ao lado do Chalé de Ferro.

No domingo, 26, a programação especial no Bosque Rodrigues Alves continua. Às 9 horas, os visitantes serão recebidos pelo ator Leoci Lemos, caracterizado de Antônio Lemos, que realizará uma caminha mostrando detalhes sobre a fauna, flora e monumentos do local.  Ele vai expor, ainda, a importância  preservação do ambiente e orientando o público para não alimentar os animais e não jogar lixo no chão, nas trilhas e nos lagos. O Arraial do Bosque, com a apresentação do Grupo da terceira idade, do CRAS/Pedreira, vai animar o público com o casamento na roça e quadrilha. A apresentação será realizada ao lado do Chalé de Ferro. 

Continuando a programação, a atriz Sandra Perlin vai protagonizar a história do “Rubião Gatão: o Mágico Trapalhão”, às 10 horas, na brinquedoteca. A escolha da fábula tem o objetivo de entreter e divertir o público infanto-juvenil, ensinando o verdadeiro valor da amizade. Simultaneamente um grupo de crianças vai dançar lundu, ao lado do chalé de ferro.

Com temas voltados para despertar a atenção das crianças à cultura paraense, o Cine Bosque iniciará a Série Catalendas, às 10h30, com a apresentação do episódio “Baú das Histórias”; às 10h45 é a vez da apresentação “A Criação do Fogo” e, para finalizar, às 11 horas “O Papagaio e o Tamanduá” será exibido. As apresentações acontecem no Auditório do Bosque e tem censura livre.

E para encerrar a programação, também às 11 horas, a quadrilha “Frescura de Canudos” mostrará todo seu brilho e desenvoltura com uma apresentação ao lado do Chalé de Ferro.

SERVIÇO

O Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves funciona de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas. A entrada custa R$ 2,00 e R$ 1,00 meia entrada.


Texto: Ana Paula Azevedo- Ascom Semma

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Semma realiza programação especial no Bosque Rodrigues Alves‏

Uma programação especial, com muita diversão e aprendizado sobre o meio ambiente, será realizada neste domingo (19) a partir das 9 horas, no Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves. O público presente poderá participar das diversas atividades programadas pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Entre as atividades estão contação de histórias e a apresentação de filmes. O público presente também poderá conhecer com detalhes a fauna e flora do Bosque, apresentada pelo ator Leoci Lemos, caracterizado de Antônio Lemos.O ator irá fazer uma caminhada levando o público às programações e mostrar a importância do espaço e de sua preservação. O ator vai falar ainda da fauna e flora, mostrar os monumentos e orientar os visitantes para não alimentar os animais, não jogar lixo no chão nas trilhas e nos lagos.  

A outra atração, contação de histórias, tem como alvo o público infanto juvenil. A atriz Sandra Perlin contará o conto do “Rubião Gatão: o Mágico Trapalhão”, com inicio às 10h.

Dando continuidade a programação, o público presente também poderá se divertir com a série catalendas, no Cine Bosque, no auditório do Bosque. As apresentações iniciam às 10h30, com o episódio “Boi Bumbá”, seguindo às 10h45 com “O Batizado da Preguiça” e finalizando às 11 horas com “A Lenda do Guaraná”. 


Texto: Ana Paula Azevedo- Ascom Semma

terça-feira, 14 de junho de 2011

Semma realiza teste de balneabilidade das praias de Outeiro e Icoaraci‏

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Semma, coletou nesta terça-feira(14) amostras das águas das Praias do Amor, Praia Grande e Brasília, em Outeiro e Praia do Cruzeiro, em Icoaraci. A ação é para testar balneabilidade das praias dos dois Distritos de Belém. Na semana passada a coleta foi realizada nas praias da Baia do Sol, Carananduba, Marahú, São Francisco, Ariramba, Murubira, Chapéu Virado, Farol, Praia Grande e Areião, na ilha de Mosqueiro. Uma nova ação já está agendada para os dias 27 e 28 de junho,nas mesmas praias.

De acordo com a Chefa de Fiscalização e Monitoramento da Semma, Ivanelma Gomes, a população pode contribuir para que as praias estejam próprias para banho. “Nós estamos realizando o monitoramento para informar para a população os melhores lugares para curtir as praias. Mas pedimos a ajuda da população nesse trabalho, não levando animais para os balneários, não jogando lixo no chão, não fazendo necessidades fisiológicas nas praias, entre outros cuidados”, explica Ivanelma. Ela diz ainda que a Semma vai promover o trabalho de educação ambiental com a população, para que tenha maior consciência dos cuidados que se deve ter.

O teste de balneabilidade das praias é feito a partir da coleta de água a um metro de profundidade, onde normalmente fica a maior concentração de banhistas. Segundo a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) de nº 274/2000, que assegura as condições de balneabilidade,o parâmetro indicador básico para a classificação das praias quanto a sua balneabilidade, em termos sanitários, é a densidade de coliformes fecais. O local será considerado impróprio para banho quando 80% dos últimos cinco resultados estiverem acima de 800 Escherichia Coli por 100 mililitros.

Para obter o resultado final da qualidade da água das praias é necessário que sejam feitos seis testes ao longo do ano, de acordo com a Resolução do Conama.  A Resolução estabelece também que poderão abranger períodos menores de cinco amostras, desde que sejam recolhidas com intervalo mínimo de 24 horas entre uma e outra.

As análises feitas pela Semma para definir a balneabilidade das águas, destinadas à recreação humana são: a microbiológica (coliformes fecais e coliformes Totais) e físico-qúimica (acidez da água, através do PH).

De posse do resultado, a Semma vai informar sobre as condições de cada praia, orientando os veranistas a não frequentar locais impróprios, para evitar problemas de saúde.

 

Texto: Ana Paula Azevedo- Ascom Semma